Menegon – Um completo reposicionamento

08/03/21 por DesignSete

Menegon – Com mais de 40 anos de atuação no segmento de varejo alimentício, um dos mais populares açougues da região em que atua convocou a DesignSete para reposicionar sua marca que precisava ganhar ainda mais espaço e competir num mercado cada vez mais concorrido.

O escopo do projeto, um reposicionamento completo da marca, incluiu a criação de um novo nome – naming, o design de uma nova identidade visual para a marca e um completo re-projeto do ponto de venda, principal ponto de experiência da marca com seus clientes.

Saímos do lugar comum ao sugerir uma mudança de nome. O nome antigo Faca de Prata não trazia os valores de tradição que diferenciavam o negócio. Após uma bateria de pesquisas e debates, a escolha final, sugerida pela DesignSete e avalizada pelo cliente, foi pelo sobrenome da família, que já trazia no seu DNA o tradicional expertise do corte e da comercialização de carnes há mais de 40 anos.

O novo nome MENEGON remete à tradição da família e também dá mais força, sonoridade e singularidade, agregando valor e diferenciando a marca no seu segmento. O objetivo do novo nome não foi “gourmetizar” a marca, mas evidenciar sua tradição e propósito, melhorando ainda mais o vínculo com seus clientes.

Após a escolha do nome, partimos para o design da marca e identidade visual. Tornar a marca relevante, com aspecto tradicional e único no segmento foram os pilares para a construção deste novo visual.

A tipografia foi trabalhada para simbolizar força e tradição, a cor azul bem escura traz uma releitura moderna da tradição e a cor vermelha roseada faz alusão ao produto com um toque contemporâneo. O novo símbolo – um boi estilizado com a letra “M” – completa esse novo logo único e personalizado. Ao logo foi incorporado também uma tagline, “A tradição do corte perfeito”, reforçando o novo posicionamento da marca. Composições alternativas do logo como uma versão “selo” e outra tipo “brasão” também foram criadas para enriquecer ainda mais a nova identidade visual Menegon.

Neste projeto de uma nova identidade visual para a Menegon, além da comunicação, produtos relacionados exemplificam uma marca que também foi projetada para simbolizar um “estilo de vida”. Na identidade visual foram previstos objetos e gifts como tábuas, facas, camisetas, aventais e bonés, entre outros, estendendo a abrangência da marca que também foi estampada em embalagens de espetinhos e outros produtos de marca própria  – formando um sistema visual e uma identidade única e integrada.

O ambiente de loja foi trabalhado para que fosse além de simplesmente um açougue. O espaço Menegon construído em um galpão recebe seus clientes com uma atmosfera proprietária que evidencia 3 momentos de consumo principais: (1) o produto pronto para o dia a dia, já cortado e pronto para o preparo, (2) o produto para uma ocasião especial, churrasco ou jantar comemorativo e (3) os produtos complementares expostos num espaço que chamamos de Empório Menegon, com bebidas e acessórios para um churrasco perfeito.

O layout foi estrategicamente pensado e equilibramos o espaço distribuindo à esquerda de quem entra na loja toda a linha de refrigerados com exposição dos produtos do dia a dia e também alguns produtos especiais, no fundo e ao centro evidenciamos o serviço do açougue, com o trabalho do açougueiro como foco principal numa vitrine ao lado da área de pedidos. Na parte direita da loja está o empório com acessórios, complementos e produtos personalizados como tábuas, facas e aventais, aquecendo o ambiente. No centro foram distribuídos dois congeladores verticais, que não atrapalham a visão da loja e funcionam como ilhas centrais para produtos de marca própria como hamburgueres e espetinhos – tudo projetado estrategicamente visando o melhor fluxo, a melhor visualização e a melhor rentabilidade do espaço.

Materiais e acabamentos específicos foram escolhidos para trazer a atmosfera única ao ambiente, como a madeira no empório, ambiente mais “quente” da loja, o piso de cimento queimado com peças de ladrilho hidráulico na entrada e na área de corte, e uma boa dose de mobiliários e peças de serralheria que, complementadas com uma ótima iluminação, evidenciam não somente os produtos mas também o serviço. A comunicação visual também ressalta a identidade visual e simboliza pilares como a qualidade e a tradição da marca Menegon.

Menegon é mais um projeto completo de Retail Design (Design para varejo) em que a DesignSete cria desde o naming (nome) até o conceito do ponto de venda, tudo de forma integrada e estratégica para o crescimento e geração de valor.

Clique aqui para visualizar o projeto completo.
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